Menu
Mundo

Sarkozy quer acelerar redução de emissões de gases estufa

Arquivo Geral

10/12/2009 0h00

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, quer acelerar a redução de emissões de gases estufa e fixá-la em 30% “o mais rápido possível”, afirmou hoje o ministro de Ecologia do país, Jean-Louis Borloo.

Sarkozy fez as afirmações durante um encontro a portas fechadas com representantes de ONG francesas por ocasião da realização em Copenhague da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP15), na qual participará no dia 17, segundo o ministro.

As ONGs pediram que o presidente francês trabalhe para fazer com que o compromisso europeu de redução de emissões se torne mais ambicioso e que passe de 20% para 30%.

Segundo alguns dos participantes da reunião, o presidente se comprometeu com as ONGs a tentar convencer seus parceiros europeus para que as emissões de gases estufa sejam reduzidas em 30% até 2020.

Sarkozy disse, ainda, que espera que os Estados Unidos se comprometam a reduzir suas emissões ao mesmo nível, mas com dez anos a mais de prazo.

O compromisso atual da União Europeia é de reduzir as emissões em 20% antes de 2020, em comparação com os níveis registrados em 1990.

Por outro lado, alguns dos participantes do encontro disseram que Sarkozy se comprometeu a lutar “até morte” para que seja formada uma organização mundial do meio ambiente.

Outros membros de organizações ambientalistas participantes do encontro se mostraram desconfiados sobre os compromissos de Sarkozy, qualificados por eles de “boas intenções” que “não estão à altura” da situação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado