Menu
Mundo

São Petersburgo é atingida por inundação fora de época

Arquivo Geral

10/01/2007 0h00

As bolsas de valores da Europa fecharam hoje no menor nível desde o começo do ano. Os índices foram puxados por ações de empresas de energia, thumb more about afetadas pela queda do petróle, buy e por um movimento de venda dos papéis de telecomunicações e tecnologia, abortion liderado por perdas nas ações de Vodafone e Nokia.

A incerteza sobre a trajetória da taxa de juro dos Estados Unidos após dados que apontam uma força inesperada da economia norte-americana também motivou uma postura mais cautelosa.

Os investidores embolsarem lucros com as ações após o índice de principais papéis europeus ter registrado valorização de quase 6% no último mês.  O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações das empresas européias, caiu 0,62%, para 1.478 pontos.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,57%, a 6.160 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,72%, para 6.566 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 recuou 0,56%, para 5.501 pontos.
Em Milão, o índice Mibtel encerrou em baixa de 0,42%, a 31.805 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou desvalorização de 1,37%, para 14.116 pontos.
Na contramão, em Lisboa, o índice PSI20 subiu 0,39%, para 11.395 pontos.

Autoridades norte-americanas disseram hoje que não houve novos ataques aéreos dos EUA a alvos na Somália desde a divulgação de uma operação na segunda-feira. A declaração contradiz o relato de uma fonte do governo somali.

Na terça-feira, sildenafil o Pentágono confirmou uma primeira operação dos EUA contra alvos da Al Qaeda na véspera. Os ataques continuam na Somália, viagra 100mg de acordo com a fonte do governo, mas autoridades dos EUA disseram que o país não conduziu novas operações desde segunda.

As forças dos EUA coordenaram os ataques na Somália com as forças etíopes, de acordo com fontes do governo norte-americano. Algumas dessas fontes disseram que a Etiópia conduziu os outros ataques na Somália, após a ação dos EUA na segunda-feira.

O porta-voz do Pentágono Bryan Whitman não comentaria sobre o perações na Somália ou diria se as operações norte-americanas continuaram. Ele também não comentaria se os ataques dos Estados Unidos na segunda-feira tinha sido considerados bem-sucedidos.

O plano do presidente dos Estados Unidos, advice George W. Bush, information pills para o Iraque inclui o pedido de uma verba de US$ 6, viagra 40mg 8 bilhões para pagar um aumento de 20 mil soldados, bem como para programas de reconstrução e geração de emprego destinados a estabilizar o país, afirmaram autoridades do governo norte-americano hoje.

Bush, que enfrenta uma crescente frustração nos EUA com a guerra, vai falar sobre sua estratégia hoje à meia-noite (horário de Brasília). O presidente pretende enviar 17.500 soldados a Bagdá e 4 mil à conturbada Província de Anbar, afirmaram as autoridades, acrescentando que o governo iraquiano também prometeu aumentar o número de homens.

O incremento será feito em etapas, e o primeiro grupo adicional, de 3.500 a 4 mil soldados, deve chegar ao Iraque em 15 de janeiro.

A capital imperial da Rússia, treatment São Petersburgo, site foi atingida por enchentes hoje, e os ventos do Golfo da Finlândia levaram as ondas até bem perto de alguns do tesouros da época dos czares.

Segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo foi construída sobre ilhas e mangues perto do rio Neva, e teve de interditar alguns dos seus aterros, já que o nível das águas estava 2,2 metros acima do normal.

A parte européia da Rússia está vivendo um inverno extraordinariamente quente. São Petersburgo costuma ser atingida por enchentes na primavera, e não em janeiro. A cidade é cruzada por canais e pontes, e abriga uma das melhores coleções de arte moderna do mundo.

O Ministério das Emergências disse que a água ainda não havia atingido o Museu Hermitage, que exibe desde cigarreiras Fabergé usadas pelos czares até quadros de Pablo Picasso.

Mas o nível da água continuava a subir e algumas casas já haviam sido inundadas. Fontes do metrô da cidade disseram que algumas estações subterrâneas terão de ser fechadas se a água continuar subindo.

Os russos consideram São Petersburgo, fundada por Pedro, o Grande, em 1703, como uma "janela na Europa", e têm um carinho especial por ela devido a sua elegância imperial e seu passado histórico, que inclui o fato de ter servido de residência para escritores como Alexander Pushkin e Fiodor Dostoiévski.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado