Saad Hariri renuncia a formar Governo no Líbano
Hariri anunciou sua decisão em mensagem lida a jornalistas depois de se reunir com o presidente Michel Suleiman na residência de Beiteddine, ao nordeste de Beirute.
A partir desta decisão, uma das opções de Suleiman é abrir novas consultas no Parlamento para que seja designado outro primeiro-ministro ou que Hariri receba um novo mandato.
“Somos nós que devemos governar, mas, apesar disso, demos à oposição mais do que deveríamos dar”, afirmou Hariri, ao anunciar sua decisão.
A coalizão liderada por Hariri ganhou as eleições legislativas de 7 de junho, por isso Suleiman o encarregou de formar Governo em 27 de junho.
Desde então, tinha desenvolvido gestões com a oposição, dominada pelo grupo xiita Hisbolá, e na segunda-feira passada apresentou uma proposta para formar Governo com 15 ministros para a coalizão majoritária, dez para a oposição e cinco de designação presidencial.
Mas a oposição rejeitou taxativamente se unir a esse Governo, que Hariri pretendia que fosse de união nacional, por isso não se conseguiu fechar a crise política, que agora se intensifica depois da decisão do primeiro-ministro designado de desistir de suas gestões.
“Desejamos cooperar para que o país se levante e todos os temas sejam tratados, mas a oposição não quis, e por isso apresento minha renúncia a formar Governo”, anunciou Hariri.
O primeiro-ministro designado acusou a oposição de antepor seus interesses pessoais aos do país.
A partir de agora, acrescentou, só resta “relançar o curso da lei e abrir consultas parlamentares que levem a formação de um novo Governo que seja capaz de tirar o Líbano desta crise”.