Menu
Mundo

Rússia tem quase 800 novos incêndios em 24h

Arquivo Geral

31/07/2010 13h38

Um total de 787 novos incêndios florestais de diversas magnitudes foram registrados na Rússia nas últimas 24 horas, dos quais apenas 387 foram controlados, informou neste sábado (31) o Ministério para Situações de Emergência.

 

Em todo o país, atualmente, há 61 incêndios de grande magnitude, que afetam uma superfície de mais de 65 mil hectares, disse um porta-voz do Ministério à agência oficial “Itar-Tass”.

 

Uma das regiões mais afetadas pelo fogo é Nizhni Novgorod, a cerca de 400 quilômetros de Moscou, onde foram arrasadas aldeias completas e morreram 12 das 30 vítimas dos incêndios no país.

 

“A falta de vento ajudou a conter o fogo hoje (sábado)”, declarou ao canal de notícias “Vesti” o governador de Nizhni Novgorod, Valeri Shantsev, que acrescentou que a situação melhorou um pouco nas últimas horas.

 

Desde o começo do verão, marcado este ano pela maior onda de calor na Rússia em mais de um século de observações meteorológicas, foram registrados mais de 23 mil focos de incêndios naturais no país, 17% a mais que em 2009, em uma superfície de 404 mil hectares.

 

Na sexta-feira, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, autorizou o uso dos soldados das Forças Armadas na luta contra os incêndios florestais.

 

Os soldados se somaram aos mais de 200 mil homens do Ministério para Situações de Emergência que participam dos trabalhos.

 

A gravidade dos incêndios florestais obrigou as autoridades a declararem estado de emergência em 27 das 83 entidades que formam a Federação Russa. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado