Menu
Mundo

Rússia reconhece oficialmente emirado islâmico dos talibãs no Afeganistão

Ministério das Relações Exteriores russo anunciou ter recebido as credenciais do novo embaixador afegão na Rússia, Gul Hassan Hassan

Redação Jornal de Brasília

03/07/2025 17h07

Foto: AFP

Foto: AFP

A Rússia reconheceu oficialmente o emirado islâmico estabelecido pelos talibãs no Afeganistão, continuando, assim, sua aproximação diplomática com Cabul, reportaram agências de notícias nesta quinta-feira (3).

“Reconhecido”, disse o representante especial do presidente russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, à agência estatal RIA Novosti.

A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia à agência TASS.

Segundo a TASS, a bandeira afegã criada pelos talibãs foi içada pela primeira vez nesta quinta-feira na embaixada do Afeganistão em Moscou.

O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou ter recebido as credenciais do novo embaixador afegão na Rússia, Gul Hassan Hassan.

O ministro afegão das Relações Exteriores saudou o que chamou de uma decisão “corajosa”.

“Esta decisão corajosa será um exemplo para outros (…) Agora que começou o processo de reconhecimento, a Rússia esteve à frente de todos”, disse Amir Khan Muttaqi em um vídeo publicado no X.

Segundo o ministério russo das Relações Exteriores, Moscou tem a intenção de “continuar ajudando Cabul a fortalecer a segurança regional e lutar contra as ameaças do terrorismo e do narcotráfico”.

Em abril, a Suprema Corte russa retirou o Talibã da lista de organizações consideradas terroristas na Rússia, em um contexto de aproximação com o Afeganistão, isolado no cenário internacional.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado