O número de soldados russos desdobrados nas regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e Abkházia pode ser inferior ao planejado inicialmente, page informou hoje o vice-ministro primeiro da Defesa da Rússia, diagnosis coronel Aleksandr Kolmakov.
“Estamos estudando o tema. Talvez não faça sentido o desdobramento de todos os efetivos nesses territórios. Parte das forças poderia ser desdobrada em território da Rússia”, indicou Kolmakov, citado pela agência “Interfax”.
O militar russo comentou desta maneira a declaração do líder da Abkházia, Serguei Bagapsh, sobre a possibilidade de reduzir o número de tropas russas na região.
Kolmakov acrescentou que as tropas russas desdobradas nas duas regiões separatistas constituirão “unidades militares importantes”, e precisou que “por sua composição e estrutura não serão menores que uma brigada”.
O militar assinalou que o desdobramento de parte das tropas em território russo permitirá realizar uma série de tarefas, incluindo a do rodízio de unidades.
Previamente, Bagapsh tinha declarado que devido à crise econômica o Ministério da Defesa da Rússia tomou a decisão de reduzir o número de soldados que serão desdobrados na região.
Após a guerra entre Rússia e Geórgia de agosto do ano passado, Moscou decidiu construir suas bases militares na Abkházia e Ossétia do Sul e já desdobrou 3.800 soldados em cada região.