Menu
Mundo

Rússia planeja novos ataques ao setor de energia da Ucrânia, diz Zelenski

Zelenski afirmou que “não há sinais de que alguém em Moscou esteja se preparando para acabar com a guerra ou levar a diplomacia a sério”

Redação Jornal de Brasília

15/06/2025 18h10

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, afirmou neste domingo, 15, que a Rússia está planejando novos ataques ao setor de energia da Ucrânia. Na visão de Zelenski, não há sinais de que o governo russo esteja levando a sério a diplomacia para acabar com a guerra.

“Apesar de todas as promessas do presidente russo, Vladimir Putin aos Estados Unidos e a outros países no mundo que buscam a paz, a Rússia continua atacando instalações de energia civil na Ucrânia”, afirmou Zelenski, em publicação no X.

Segundo o presidente ucraniano, o ministério de Energia da Ucrânia repassou informações sobre a ameaça à infraestrutura para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e para o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff. Já o ministério de Defesa da Ucrânia informou o ministério de Defesa dos EUA.

Zelenski afirmou que “não há sinais de que alguém em Moscou esteja se preparando para acabar com a guerra ou levar a diplomacia a sério”. No post, o presidente ucraniano avaliou ainda que os potenciais ataques da Rússia à Ucrânia “podem ser menos visíveis para o mundo agora, porque todos os olhos estão voltados para a situação no Oriente Médio”.

Em reação, Zelenski disse que se reuniu com militares, o Serviço de Segurança e autoridades do governo para discutir como proteger a infraestrutura do país, definindo tarefas para fortalecer a defesa aérea.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado