A Rússia lamentou e expressou sua surpresa com o lançamento hoje pela Coreia do Norte de mísseis de curto alcance em sua costa leste.
“Esta decisão das autoridades norte-coreanas é de lamentar e causa estupefação”, disse um alto funcionário do Ministério de Assuntos Exteriores russo, citado pela agência “Interfax”.
O diplomata russo acrescentou que estes lançamentos norte-coreanos “são inoportunos, principalmente agora, quando são realizados esforços para retomar o processo de negociações multilateral” para a desnuclearização da Península da Coreia.
Segundo a agência sul-coreana “Yonhap”, a Coreia do Norte lançou cinco foguetes terra-terra ao sul de Musudan-ri, na província de Hamgyong.
O lançamento dos mísseis ocorre um dia antes das negociações que serão mantidas em Moscou pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em cuja agenda o problema do programa nuclear norte-coreano ocupa lugar de destaque.