Menu
Mundo

Rússia assume controle de fronteiras de Abkházia e Ossétia do Sul com Geórgia

Arquivo Geral

30/04/2009 0h00

O presidente da Rússia, shop Dmitri Medvedev, viagra order assinou hoje com os líderes da Abkházia e da Ossétia do Sul acordos pelos quais tropas russas assumem o controle das fronteiras entre as duas regiões separatistas georgianas e o resto da Geórgia.

Os acordos de vigilância fronteiriça conjunta assinados por Medvedev, side effects pelo líder da Abkházia, Serguei Bagapsh, e pelo da Ossétia do Sul, Eduard Kokoiti, preveem que as duas regiões delegam à Rússia a proteção de suas fronteiras até que formem forças próprias.

Nas duas regiões, serão criados departamentos de fronteiras russos não subordinados às autoridades locais, pois serão regidos pela legislação russa, terão total imunidade administrativa e civil e serão isentos de todo tipo de impostos.

As autoridades da Abkházia e da Ossétia do Sul “não terão acesso aos edifícios e ao território ocupados pelo departamento de fronteiras sem autorização explícita do chefe desse Departamento”, diz o texto de ambos os acordos, segundo a agência “Interfax”.

Acrescenta que também terão imunidade todas as propriedades desses departamentos, como seus arquivos, correspondência, contas bancárias e meios de transporte, incluindo aviões e helicópteros, que não pagarão a entrada no espaço aéreo de ambas as regiões.

Desde os tempos da URSS, as tropas que vigiam as fronteiras neste país estão subordinadas aos serviços secretos, atualmente ao Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, ex-KGB), que hoje mesmo assinou acordos próprios com os corpos de segurança da Abkházia e da Ossétia do Sul para formar e armar seu pessoal.

“A formação dos corpos nacionais de vigilância fronteiriça é um elemento-chave para garantir a segurança das fronteiras”, declarou Medvedev, afirmando que, enquanto isso, os departamentos russos “exercerão suas faculdades em estrita correspondência com a legislação da Abkházia e da Ossétia do Sul”.

Os acordos, vigentes por cinco anos e prorrogáveis de forma automática, indicam que ambas as regiões delegam à Rússia a vigilância de suas fronteiras com o resto da Geórgia para “garantir sua própria segurança e a da Federação Russa”.

Bagapsh disse que os acordos assinados “são de grande atualidade em vista das ameaças que vêm da Geórgia”, e Kokoiti ressaltou que permitem “garantir a estabilidade em toda a região”.

A assinatura desses documentos é outro passo para colocar uma base jurídica nas relações, após a Rússia reconhecer a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul e assinar com essas regiões acordos de amizade, cooperação e ajuda mútua, disse um porta-voz do Kremlin.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado