O Ministério da Defesa da Rússia admitiu hoje o fracasso de um lançamento de teste do míssil balístico intercontinental Bulava, com os quais planeja armar os submarinos russos de última geração.
“Nas duas primeiras etapas do lançamento, o foguete funcionou normalmente, mas, na terceira, aconteceu uma falha técnica”, afirma o comunicado divulgado pelo ministério, divulgado pelas agências russas.
O míssil foi lançado pelo submarino nuclear “Dmitri Donskoi” em posição de imersão. De acordo com a nota do Ministério da Defesa, a tripulação do submarino efetuou o lançamento segundo os protocolos estabelecidos e “sem observações”.
“Os sistemas de controle registraram irregularidades no funcionamento do motor na terceira etapa”, acrescenta a declaração, que destaca que, nos lançamentos fracassados anteriores, os problemas técnicos foram registrados na primeira etapa.
Segundo dados não oficiais citados pela agência “Interfax”, dos 11 lançamentos de teste de mísseis Bulava realizados anteriormente, seis fracassaram.
O míssil R30 3M30 Bulava-30 é uma versão naval do míssil balístico intercontinental terrestre Topol. A Rússia confia em que os Topol e os Bulava permitirão manter a paridade nuclear com os EUA pelo menos durante os próximos 50 anos.
Os militares russos garantem que esses mísseis são capazes de burlar todos os sistemas de defesa conhecidos.