Menu
Mundo

R.Unido inicia oficialmente retirada do Iraque

Arquivo Geral

31/03/2009 0h00

As tropas britânicas iniciam hoje oficialmente sua retirada do Iraque, erectile operação que será completada a partir de 31 de maio, viagra 40mg quando o grosso do contingente militar do Reino Unido em Basra, information pills no sul do país, começará a voltar para casa.

O início da retirada será marcado por uma cerimônia em que o general britânico responsável pelas tropas de seu país na região, Andy Salmon, entregará o controle a um oficial americano, que dirigirá a partir de agora uma divisão multinacional.

Em declarações à rede de TV “BBC”, o general Salmon se disse satisfeito com a tarefa desenvolvida pelas tropas britânicas desde a invasão do Iraque, em março de 2003.

“Ajudamos a conseguir uma situação de segurança, estabelecemos as condições para um desenvolvimento social e econômico, e acho que podemos ir com a cabeça erguida”, declarou o militar.

O Reino Unido tem 4.100 soldados no sul do Iraque, 90% dos quais iniciarão seu retorno para casa em 31 de maio, data fixada pelo Governo britânico para declarar concluídas as operações na região.

Espera-se que em julho só permaneçam no Iraque 400 militares, em sua maioria dedicados a tarefas administrativas e ao treinamento das forças navais locais.

Uma vez terminada a retirada, o Governo Gordon Brown se comprometeu a abrir uma investigação sobre os motivos que levaram o Reino Unido a apoiar o ex-presidente americano, George W. Bush, na decisão de invadir Iraque.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado