Os casos de gripe suína no Reino Unido podem chegar a 100 mil diários no final de agosto, information pills por isso a doença não será mais contida, mas tratada, informou hoje, no Parlamento, o ministro da Saúde britânico, Andy Burnham.
Em declaração na Câmara dos Comuns, Burnham disse que o número atual de casos da gripe estão em 7,447 mil, mas que, na última semana, houve um aumento considerável.
“Os casos estão duplicando a cada semana e, a este ritmo, poderíamos ver mais de 100 mil casos por dia no final de agosto. A pressão sobre o sistema (de saúde) é tamanho que é o momento adequado de tomar este passo (pelo tratamento)”, disse Burnham.
“Chegamos ao próximo passo de controle da doença. Em nível nacional, se passará ao tratamento dos casos da gripe. Passaremos a esta fase de tratamento em todo o Reino Unido com efeito imediato”, explicou o ministro.
Segundo Burnham, o Governo assinou contratos para a compra da vacina da gripe suína que permitirá cobrir toda a população.
As primeiras doses estarão disponíveis no próximo mês e, no final do ano, haverá em quantia suficiente para toda a população.
“Há agora, uma média de várias centenas de casos novos a cada dia. Nossos esforços durante a fase de contenção nos permitiu contar com um tempo valioso para aprender mais sobre o vírus”, disse o ministro.
“Sempre soubemos que seria impossível conter o vírus de maneira indefinida e, em algum momento, precisaríamos passar da contenção ao tratamento”, acrescentou.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, informou ontem que o Reino Unido está preparado para enfrentar uma grande extensão da gripe suína e afirmou que serão tomadas todas as medidas necessárias.
Como maneira de conter a doença, as autoridades de saúde decidiam até agora, por exemplo, o fechamento de escolas.
No Reino Unido, há três mortos – uma mulher grávida, um idoso e uma menina de 9 anos – por causa da gripe.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.