Menu
Mundo

Rice e Olmert planejam cúpula com presidente palestino

Arquivo Geral

15/01/2007 0h00

A secretária de Estado norte-americana, stomach website like this Condoleezza Rice, case e o primeiro-ministro de Israel, cost Ehud Olmert, concordaram hoje em realizar uma conferência com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a fim de retomar negociações de paz, informou a imprensa israelense. Os relatos não especificaram quando e onde a cúpula acontecerá.

Rice pressiona Olmert para que tome medidas que ajudem Abbas em sua luta com o Hamas pelo controle do governo palestino. Enquanto Rice estava reunida com Olmert, o Ministério da Habitação israelense disse que pretende construir 44 unidades residenciais em Maale Adumim, o maior assentamento de Israel na Cisjordânia, perto de Jerusalém.

O plano de paz conhecido como "mapa do caminho", apoiado pelos EUA, prevê o fim de construções em terras onde os palestinos buscam formar um Estado. Israel afirma que as obras são parte do crescimento natural. Sob pressão dos EUA, Olmert teve o seu primeiro encontro formal com Abbas no dia 23 de dezembro.

Rice deve pressionar Olmert a cumprir as promessas feitas no encontro de remover postos de controle na Cisjordânia ocupada e liberar a Abbas US$ 100 milhões em impostos palestinos retidos.

Autoridades israelenses e palestinas disseram que a visita de Rice, a oitava à região durante seus dois anos no cargo de secretária de Estado, visa testar os ânimos para uma iniciativa de paz mais ampla nos próximos meses.

Rice, que no domingo encontrou-se com Abbas e com o rei Abdullah da Jordânia, prometeu aprofundar o envolvimento dos EUA no processo de paz, que entrou em colapso em 2001.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado