Menu
Mundo

Reunião de países não-alinhados termina com apoio ao Irã

Arquivo Geral

30/07/2008 0h00

Os ministros de Assuntos Exteriores e representantes do Movimento de Países Não-Alinhados (NOAL) encerraram hoje a reunião realizada em Teerã com um apelo à reforma da ONU e um apoio ao acesso das nações em desenvolvimento à tecnologia nuclear para fins pacíficos, thumb incluindo o Irã.

Segundo a televisão estatal iraniana, os ministros aprovaram a “declaração de Teerã” e um comunicado que inclui a opinião dos integrantes do NOAL sobre “várias questões internacionais e regionais”.

O comunicado pede a reforma das Nações Unidas e do Conselho de Segurança da ONU, e solicita que o Oriente Médio esteja livre das armas de destruição em massa, pelo que exige que Israel coloque as instalações do país sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Além disso, rejeita as pressões ocidentais sobre o Irã para que suspenda suas atividades nucleares, e considera que a polêmica sobre o programa iraniano deve ser tratada pela AIEA, e não pelo Conselho de Segurança da ONU, que adotou três resoluções com sanções contra a República Islâmica.

No entanto, o texto respalda as negociações realizadas este mês em Genebra entre o Irã e representantes do grupo formado por Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha para resolver o conflito pela via diplomática, segundo a televisão estatal.

“O NOAL apoiou o programa nuclear iraniano como um direito legítimo do Irã”, disse o assessor do ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Mohamad Ali Hosseini, segundo a televisão “Alalam”.

O comunicado pede a aplicação das resoluções do Conselho de Segurança relativas à questão palestina e o estabelecimento de um Estado palestino independente, e condena as “agressões e o bloqueio israelenses contra o povo palestino”.

A conferência ministerial do NOAL foi inaugurada na terça-feira pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que pediu um maior papel do grupo nos fóruns internacionais para defender os interesses de seus 118 integrantes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado