Menu
Mundo

Resolução do Japão sobre Coréia do Norte é "inaceitável", diz Rússia

Arquivo Geral

12/07/2006 0h00

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, store this Sergei Lavrov, disse hoje que o esboço japonês de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em resposta ao lançamento-teste de mísseis na Coréia do Norte continha "elementos inaceitáveis", relatou a agência de notícias Interfax.

"O Japão, por meio de seus representantes oficiais, anunciou que todos os países têm que votar da maneira como o Japão quer, e adverte que, se isso não acontecer, eles serão ameaçados por algum tipo de conseqüência negativa", disse ele, segundo a Interfax. "Acho que isso é absolutamente inaceitável."

A Rússia condenou a decisão de Pyongyang de fazer testes de foguetes sem avisar, no começo do mês – lançamentos que indignaram o Japão, os EUA e muitas outras potências –, mas argumentou contra a imposição de sanções ao Estado comunista.

O Japão, com o apoio de Washington e da Grã-Bretanha, levou adiante o esboço de uma resolução que forçaria os países a conterem todos os fundos, equipamentos e tecnologia que pudessem ser usados no programa de mísseis norte-coreano.

Lavrov disse hoje que a resolução do Conselho de Segurança deve ser "dura, mas não deve transbordar de sentimentos e, de maneira alguma, deve conter ameaças".

"Infelizmente, o esboço da resolução que foi apresentado ao Conselho de Segurança e que agora está sendo discutido é falho, por conter elementos inaceitáveis."

A oposição russa ao esboço também é partilhada pela China, outro membro com poder de veto no Conselho de Segurança.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado