Criticado pela ausência na moderação de conteúdo, o X (ex-Twitter) apresentou na terça-feira, 7, para reguladores europeus um relatório de transparência que registra números consideravelmente baixos de moderadores de conteúdo de países não falantes de língua inglesa. A produção do documento é uma exigência da Lei dos Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) da União Europeia, que entrou em vigor em setembro.
O número de moderadores na Europa para posts em inglês é 2.294. Para posts em espanhol e em português a quantidade de profissionais na região é bem mais baixo: respectivamente, 20 e 41 para espanhol e português.
Para idiomas como croata e holandês, há apenas um moderador em todo o continente. Assim especialistas afirmam que esses números podem demonstrar uma crise de segurança em postagens em línguas não-inglesas.
Os números apresentados pelo X estão em uma aba no site exclusivamente voltada para exibir esses relatórios de transparência, e o poderão ser acompanhados regularmente.
A nova legislação europeia foi aprovada em outubro do ano passado e obriga plataformas digitais com mais de 45 milhões de usuários ativos a serem mais transparentes.
Assim, redes sociais grandes como Instagram, Facebook e X devem disponibilizar relatórios ao público sobre as medidas de segurança das plataformas, requisições legais e regras da rede social.
Estadão Conteúdo