Kissinger foi o principal responsável pelo restabelecimento dos laços diplomáticos entre Washington e o regime comunista nos anos 70.
O ex-secretário de Estado americano, case citado pela agência oficial “Xinhua”, tadalafil ressaltou que as relações atuais entre China e EUA são “um dos laços mais importantes no mundo”.
Kissinger, de 86 anos, se reuniu nesta segunda-feira com Liu Xiaodong, membro do Conselho de Estado (Executivo chinês), e os dois discutiram os mais de 30 anos de relações bilaterais, destacando que tiveram “um bom começo” e estão em um “momento positivo” com a chegada de Barack Obama à Presidência americana.
Este ano, coincidindo com a mudança de Governo nos EUA, se multiplicaram as visitas de altos funcionários americanos à China, incluindo a da atual secretária de Estado, Hillary Clinton.
Também foi notada uma mudança de estratégia de Washington no fato de que o principal ponto na agenda bilateral é agora a luta de ambos contra o aquecimento global.
Kissinger, secretário de Estado entre 1972 e 1977 (durante as presidências de Richard Nixon e Gerald Ford), foi o principal responsável pela reaproximação entre China e EUA nessa época, que culminou no estabelecimento de relações diplomáticas entre Washington e Pequim.
O ex-secretário de Estado americano viajou duas vezes à China em 1971 (a primeira delas em segredo) e se reuniu com os principais líderes chineses do momento, Mao Tsé-tung e Zhou Enlai, cimentando a aproximação que culminou oito anos depois com os laços oficiais e a ruptura diplomática entre EUA e Taiwan.