O Exército do Reino Unido começará a deixar o Iraque em março de 2009, and revelou uma fonte da Defesa à imprensa britânica.
O Reino Unido, que tem 4.100 soldados em Basra (sul do Iraque), espera completar sua retirada caso as eleições iraquianas de janeiro transcorram sem incidentes, indica a “BBC”.
No entanto, as tropas britânicas não entregarão o comando às autoridades iraquianas, e serão substituídas na base de Basra por uma grande força dos Estados Unidos, segundo o jornal “The Guardian”.
O plano de retirada foi decidido após meses de planejamento e análise da situação de segurança por parte dos altos comandantes militares britânicos e americanos, segundo fontes da Defesa.
“(A retirada) Será gradual e depois haverá uma forte redução”, indicou uma fonte.
No final de junho de 2009, quase todos os soldados do Reino Unido que estão agora em Basra terão deixado o local.
A pedido dos iraquianos, cerca de 300 soldados permanecerão para formar os jovens militares e treinar a marinha do Iraque, ressalta o “Guardian”.
O jornal acrescenta que o equipamento militar, desde tanques a tendas de campanha, será transportado ao Reino Unido, em uma operação que foi denominada “Operation Archive”, com a exceção de aviões de vigilância aérea e helicópteros Merlin, que serão levados ao Afeganistão.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, já tinha expressado seu desejo de mudar a missão do Reino Unido no Iraque em meados de 2009, mas esta é a primeira vez que fontes da Defesa se referem a datas mais concretas.
Esta retirada, segundo a “BBC”, permitirá levar os recursos militares britânicos ao Afeganistão, onde há cerca de 8.100 soldados.
Uma porta-voz do Ministério da Defesa assinalou que foram conquistados importantes progressos em Basra, “uma cidade transformada graças aos esforços iraquianos, britânicos e da coalizão”.
“Esperamos ver uma mudança fundamental da missão no princípio de 2009”, acrescentou.
Segundo fontes da Defesa, o Governo britânico acredita que os iraquianos estão prontos para assumir a liderança nas operações de segurança do país.