Menu
Mundo

Rede social chinesa bloqueia hashtag sobre eleições em Taiwan

Milhões de taiwaneses foram convocados para as eleições presidenciais e legislativas, que são realizadas sob a sombra da ameaça chinesa

Redação Jornal de Brasília

13/01/2024 7h49

A popular plataforma chinesa Weibo bloqueou neste sábado (13) uma hashtag sobre as eleições em Taiwan que estava sendo uma das mais usadas desde a abertura das urnas naquela ilha, de governo autônomo.

Milhões de taiwaneses foram convocados para as eleições presidenciais e legislativas, que são realizadas sob a sombra da ameaça chinesa. Pequim pediu aos eleitores que tomem “a decisão correta” se quiserem evitar um conflito.

Na China continental, a hashtag “Eleições Taiwan” se tornou uma das mais populares na rede social Weibo após a abertura das urnas naquela ilha, na manhã deste sábado, chegando a 163,2 milhões de visualizações.

Algumas publicações expressavam seu desejo de que a relação entre Pequim e Taipé melhore após a votação, enquanto outras pediam o retorno da ilha “à pátria” o quanto antes.

Os grandes veículos de informação estatais chineses, como a agência de notícias Xinhua e o canal CCTV, faziam uma cobertura reduzida das eleições em Taiwan.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado