Menu
Mundo

Recordes de rentabilidade contrapõem bancos brasileiros com os dos EUA

Arquivo Geral

15/05/2008 0h00

Os bancos brasileiros obtiveram no primeiro trimestre de 2008 seu maior nível de rentabilidade nos últimos 14 anos e se contrapuseram aos dos Estados Unidos, information pills que registraram seu pior desempenho no mesmo período da última década, mind segundo um estudo divulgado hoje pela empresa de consultoria Economática.

De acordo com a análise apresentada pela empresa, illness os bancos brasileiros de capital aberto, com lucros recordes no primeiro trimestre, obtiveram entre janeiro e março deste ano uma Rentabilidade por Patrimônio Líquido (ROE, na sigla em inglês) média de 21,94%.

Esse nível não era tão alto desde o primeiro trimestre de 1995, quando a ROE média dos bancos brasileiros foi de 18,97%. No primeiro trimestre do ano passado, esse indicador foi de 16,33%.

Por sua vez, afetados pela crise com as hipotecas de alto risco (subprime), a Rentabilidade por Patrimônio Líquido dos bancos americanos de capital aberto no primeiro trimestre deste ano foi de 9,72%, em média.

O índice foi o nível de rentabilidade mais baixo desde 1998 (desde quando a Economática compila os dados), apenas comparável com a do primeiro trimestre do ano passado (14,4%) e que representa quase a metade do obtido no primeiro trimestre de 2000 (19,15%).

De acordo com a empresa de consultoria, a rentabilidade dos bancos dos EUA no primeiro trimestre vem caindo gradualmente desde 2004; mas este ano, “fortemente afetados pela crise dos subprime”, teve seu pior desempenho.

A Economática também destacou que a rentabilidade dos bancos no primeiro trimestre dos seis primeiros anos de Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é superior à registrada nos últimos sete anos do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

A maioria dos bancos do Brasil, que conseguiram isolar-se da crise financeira internacional provocada pelos créditos de risco nos EUA, registrou no primeiro trimestre alta nos lucro graças ao aumento dos créditos, em um país que possui as maiores taxas de juros do mundo em termos reais.

O Banco do Brasil, o maior do país, anunciou na quarta-feira que seu lucro entre janeiro e março foi equivalente a US$ 1,4 bilhão, com um crescimento de 66,% frente ao mesmo período de 2007.

Os bancos privados também reportaram fortes ganhos, comparados com os do primeiro trimestre de 2007, graças ao auge do crédito para a indústria, o comércio e especialmente os consumidores de veículos, eletrodomésticos e imóveis.

Os seis principais bancos do Brasil ganharam juntos quase US$ 5 bilhões no trimestre.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado