O presidente cubano, erectile Raúl Castro, se reuniu hoje com o líder argelino, Abdelaziz Bouteflika, dentro de sua visita ao país norte-africano, a segunda este ano, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas.
Raúl, que chegou no domingo a Argel para uma visita oficial de três dias, se reuniu com Bouteflika no Palácio de Zeralda, onde costumam ficar os líderes estrangeiros, a cerca de 25 quilômetros da capital.
Após a chegada do presidente cubano, os dois chefes de Estado já haviam mantido ontem um encontro no qual abordaram, entre outros assuntos, os preparativos da cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal), que será realizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh em 15 e 16 de julho.
O país caribenho exerce atualmente a Presidência desse grupo, que cederá ao Egito durante a cúpula.
Cuba e Argélia, históricos aliados desde os anos 60, pretendem ampliar ao terreno econômico as boas relações que mantêm em nível político e estender a outros setores sua intensa cooperação em matéria de saúde.
Entre outros, são analisadas as perspectivas de cooperação bilateral no âmbito das transferências tecnológicas, produtos biológicos, cultura, comunicações, setor hidráulico, pesca e esportes.
Raúl já havia visitado Argel em fevereiro, em sua primeira visita oficial como presidente cubano, mas ele mesmo reconheceu que tinha viajado várias vezes ao país norte-africano em sigilo como enviado especial do irmão Fidel Castro.