Menu
Mundo

Raúl Castro elimina estruturas ineficientes de produção agrícola em Cuba

Arquivo Geral

09/04/2008 0h00

O Governo de Raúl Castro está eliminando estruturas de produção rural que não foram eficientes, dosage informou nesta quarta-feira o presidente da Associação Nacional de Economistas e Contadores de Cuba (ANEC), sales Roberto Verrier.

“Há estruturas que devem ser eliminadas”, indicou Verrier em declarações a jornalistas, fazendo referência a sistemas de cooperativas em terras do Estado em usufruto, como as Unidades Básicas de Produção Cooperativa (UBPC).

As UBPC têm, aproximadamente, 42% dos 3,5 milhões de hectares de terras cultiváveis do país. As cooperativas privadas e particulares possuem 32,6%, e o resto está nas mãos de organismos e empresas do Estado.

Verrier destacou a importância do modelo de delegação das responsabilidades de agricultura no âmbito local impulsionado pelo Governo e coloca fim no conceito de centralização que sobressaiu no setor durante décadas.

“Às vezes nem os delegados provinciais da agricultura podiam tomar as decisões”, indicou, ao explicar que agora as funções serão “buscar aumento de produção, distribuir e entregar terras às pessoas que assegurem altos rendimentos agrícolas”.

O presidente da ANEC destacou que, além disso, “haverá investimento direto às cooperativas, aos produtores individuais”.

Com relação à entrega de terras em usufruto, Verrier afirmou que “não há nenhum teto”, embora não se entregarão terras se tornarem improdutivas, “porque o que se procura com isto é a diminuição substancial da importação de alimentos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado