As condições meteorológicas ajudaram e o pouso, salve que vinha sendo adiado desde sexta-feira devido ao mau tempo no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, aconteceu sem contratempos.
Os sete tripulantes do “Atlantis” receberam as boas-vindas via rádio e foram elogiados por completar “uma missão excelente que contribuirá para a expansão do conhecimento”.
O comandante da missão, Scott Altman, afirmou que “foi uma grande viagem” e agradeceu a todas as equipes que trabalharam em diferentes partes dos Estados Unidos para garantir o retorno do “Atlantis”.
A tentativa inicial de aterrissagem da nave, prevista para as 10h09 de hoje (11h09 de Brasília), foi abortada após os dois dias de chuvas na região do Centro Espacial Kennedy.
O ônibus espacial finalmente tocou o solo terrestre às 12h39 (horário de Brasília) no deserto da Califórnia.
A agência espacial preferia que a nave tivesse pousado na Flórida, na costa leste, porque o transporte do “Atlantis” desde o oeste dos Estados Unidos deve custar US$ 1,8 milhão.
Durante a missão, a tripulação fez cinco caminhadas espaciais para fazer melhorias no telescópio Hubble, que está em órbita há 19 anos e, após os recentes reparos, poderá ficar em operação por mais meia década.