Menu
Mundo

Queda de avião militar na Colômbia deixa 66 mortos e 4 desaparecidos

O acidente envolveu um Hercules C-130 que transportava 128 pessoas durante decolagem em Puerto Leguízamo.

Redação Jornal de Brasília

24/03/2026 9h55

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um avião militar colombiano Hercules C-130 caiu durante a decolagem nessa segunda-feira (23), em Puerto Leguízamo, na fronteira com o Peru, resultando em 66 mortes e quatro pessoas desaparecidas, segundo autoridades colombianas.

A aeronave transportava 128 pessoas, incluindo 11 membros da Força Aérea, 115 militares do Exército e dois policiais. O número de mortos é quase o dobro do inicialmente divulgado, enquanto as buscas e os trabalhos de resgate continuam no local do desastre.

O acidente ocorreu quando o avião sofreu um impacto próximo ao final da pista. Uma das asas atingiu uma árvore durante a queda, o que fez a aeronave pegar fogo e detonar um dispositivo explosivo a bordo, conforme relatado pelo bombeiro Eduardo San Juan Callejas à Caracol.

Moradores da área remota foram os primeiros a resgatar os sobreviventes, transportando soldados feridos em motos por estradas de terra. Veículos militares chegaram em seguida, apesar das dificuldades de acesso ao local.

De acordo com Hugo Alejandro López, chefe das Forças Armadas colombianas, 57 sobreviventes foram hospitalizados, dos quais 30 se encontram em condição estável em uma clínica militar.

A Lockheed Martin, fabricante do Hercules C-130, expressou condolências às famílias afetadas e se comprometeu a auxiliar na investigação do acidente.

O presidente Gustavo Petro criticou, em postagem no X, os obstáculos burocráticos que atrasam a modernização das Forças Armadas. “Não permitirei mais atrasos; são as vidas de nossos jovens que estão em jogo”, afirmou, adicionando que funcionários que não acompanhem o desafio devem ser removidos.

Vários candidatos à eleição presidencial de 31 de maio na Colômbia manifestaram condolências e pediram investigação. O comandante-geral Hugo López prometeu responder com “o máximo de responsabilidade, humanidade e transparência”.

Os aviões Hercules C-130 foram lançados na década de 1950, e a Colômbia adquiriu seus primeiros modelos no final da década de 1960. Recentemente, o país modernizou alguns com modelos usados enviados pelos Estados Unidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado