O quadro “O menino de colete vermelho”, de Paul Cézanne, roubado em Zurique (Suíça) em 2008 e avaliado em 100 milhões de euros, foi recuperado em Belgrado após uma ampla operação da Polícia e da procuradoria especial para o crime organizado, informou nesta quinta-feira a emissora de rádio “B92”.
Ainda não há confirmação oficial, mas tanto a televisão pública “RTS” como a versão eletrônica do jornal “Blic”, além da rádio “B92”, anunciam a recuperação da obra, assim como a detenção em Belgrado e na cidade de Cacak, 150 quilômetros ao sul da capital sérvia, de três suspeitos do roubo.
Fontes do Ministério do Interior sérvio consultadas pela Agência Efe evitaram confirmar ou desmentir a notícia, mas falaram sobre a possibilidade de uma entrevista coletiva abordar o assunto nesta quinta-feira.
Segundo os veículos citados, o valor estimado de “Le garçon au gilet rouge” (O menino de colete vermelho) ronda os 100 milhões de euros (US$ 131 milhões).
A operação foi preparada durante vários meses e a Polícia sérvia cooperou com colegas de vários países na busca da obra roubada e de seus ladrões, segundo informa a imprensa local.
“O menino de colete vermelho”, datado de 1888, foi roubado em 10 de fevereiro de 2008 por três pessoas encapuzadas e armadas no Museu de Zurique, junto “Comte Lepic et ses filles”, de Edgar Degas (1871); “Branche de marronnier em fleurs” (1890), de Vincent Van Gogh; e “Les coquelicots près de Vétheuil” (1879) de Claude Monet, obras que faziam parte da coleção de Emil Bührle.