Menu
Mundo

Qatar diz que derrubou dois caças do Irã, em escalada inédita

Não há detalhes do incidente, nem confirmação de Teerã, que até a guerra tinha 29 desses modelos de ataque de fabricação soviética

Redação Jornal de Brasília

02/03/2026 19h00

qatar diz que derrubou dois caças do irã

Foto: Reprodução/ X

IGOR GIELOW
FOLHAPRESS

O Ministério da Defesa do Qatar informou nesta segunda (2) que derrubou dois caça-bombardeiros Sukhoi Su-24 do Irã, uma escalada na crise decorrente do ataque americano-israelense à teocracia. Não há detalhes do incidente, nem confirmação de Teerã, que até a guerra tinha 29 desses modelos de ataque de fabricação soviética.

É a primeira vez na história que tal embate acontece entre os antigos aliados: o Qatar era um dos países mais próximos do Irã no golfo, tendo sido objeto de um bloqueio por parte de outros vizinhos árabes na década passada. O emirado busca uma posição de equilíbrio regional, mas como sedia a principal base americana no Oriente Médio, Al-Udeid, virou alvo da retaliação iraniana. Mais cedo, o país havia dito que iria agir contra os ataques incessantes da teocracia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado