O Kremlin informou, nesta sexta-feira (9), que o presidente russo, Vladimir Putin, declarou ao seu homólogo americano, Donald Trump, que a Rússia está disposta “a fornecer petróleo” para os Estados Unidos e os mercados mundiais, confirmando, assim, um anúncio feito anteriormente por Trump.
“A parte russa confirmou sua disposição de fornecer petróleo e derivados aos mercados norte-americano e mundial”, afirmou o Kremlin em sua versão das conversas entre os dois líderes.
“A Rússia fornecerá de imediato mais de 300.000 toneladas de diesel combustível para o mercado americano e global e outras 500.000 toneladas durante o mês de novembro”, disse Trump nas redes sociais após conversar com Putin.
O Departamento do Tesouro informou que emitirá uma licença temporária para que o diesel russo possa chegar aos mercados globais.
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, considerou que Trump tomou uma decisão “indigna” e “fraca” ao aceitar petróleo russo para aliviar a escassez de diesel nos Estados Unidos.
“Sem dúvida não é honesto, sem dúvida é indigno de nossos parceiros e, na minha opinião, é uma decisão fraca”, enfatizou o presidente.
Negociadores ucranianos se reúnem com enviados americanos na sexta-feira e no sábado nos Estados Unidos para discutir alternativas para o fim da guerra com a Rússia.
© Agence France-Presse