Menu
Mundo

Putin aprova novo plano anticrise com ênfase em programas sociais

Arquivo Geral

19/06/2009 0h00

O primeiro-ministro russo, stuff Vladimir Putin, aprovou hoje um novo plano anticrise, o qual dá especial ênfase no cumprimento dos programas sociais.

“O plano inclui uma série de passos concretos que devem ser postos em prática na segunda metade do ano”, assegurou Putin, segundo as agências russas.

O novo pacote de medidas contra a crise complementa o programa de emergência apresentado em março passado e que ajustava o orçamento, que será deficitário pela primeira vez em uma década.

O Governo aplicará medidas para estimular a demanda interna da produção nacional como ponto de partida para conseguir um aumento no crescimento da economia em seu conjunto.

Também serão suspensas as barreiras que dificultam a atividade empresarial e os investimentos, além de priorizar a criação de sistema financeiro estável.

A economia russa sofreu contração de 9,8% no primeiro trimestre deste ano, segundo informou recentemente o Comitê Nacional de Estatísticas (CNE) da Rússia.

O Ministério da Economia russo prevê que a economia encolherá entre 6% e 8% em 2009.

Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) preveem uma contração da economia russa de 6,5% e 4,5%, respectivamente.

Por outro lado, segundo informou hoje o CNE, o desemprego na Rússia caiu em maio passado de 10,2% para 9,9% da população ativa.

O vice-primeiro-ministro russo, Igor Shuvalov, afirmou que a Rússia precisa de um novo modelo econômico, diferente ao anterior à crise, baseado fundamentalmente na exportação de matérias-primas.

Shuvalov reconheceu que as autoridades russas não previram a queda dos preços do petróleo, principal fonte de divisas do país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado