O Kremlin informou nesta sexta-feira (30) que o presidente russo, Vladimir Putin, concordou com um pedido pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender os ataques a Kiev até 1º de fevereiro. O objetivo é criar “condições favoráveis” para as negociações de paz.
Na quinta-feira (29), Trump mencionou que Putin teria concordado com uma trégua por uma semana devido ao tempo frio, sem especificar o período de expiração. No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao responder a repórteres nesta sexta-feira, não citou o clima como fator. “O presidente Trump realmente fez um pedido pessoal ao presidente Putin para se abster de atacar Kiev na semana até 1º de fevereiro, a fim de criar condições favoráveis para as negociações”, afirmou ele. Peskov confirmou que Putin concordou com o pedido.
Não ficou claro se o termo “Kiev” se refere apenas à capital, onde centenas de apartamentos ficaram sem aquecimento e energia após ataques russos, ou a todo o país. Essa ambiguidade surge em meio à invasão russa iniciada em fevereiro de 2022, com dezenas de milhares de soldados enviados à Ucrânia.
Kiev declarou que retribuirá se Moscou renunciar aos ataques à infraestrutura energética ucraniana.