Menu
Mundo

Protesto em Atenas deixa 7 feridos e 60 detidos

Arquivo Geral

06/12/2009 0h00

Pelo menos sete feridos e 60 detidos, além de graves danos materiais, foram registrados hoje no centro de Atenas, nos protestos um ano depois da morte de um adolescente que foi morto a tiros pela Polícia.


Os distúrbios aconteceram à margem de uma manifestação pacífica convocada por diversos partidos, associações de estudantes e sindicatos de trabalhadores para protestar contra a violência policial e a falta de justiça social.


Mais de três mil pessoas marcharam pacificamente com cartazes a favor da liberdade de expressão e contra a economia neoliberal, da Universidade de Atenas até o Parlamento no centro da capital grega.


No entanto, 400 radicais se separaram da manifestação e entraram em confronto com as forças antidistúrbios, lançando pedras e bombas incendiárias, antes de tomar a reitoria da Universidade de Atenas.


A Polícia respondeu com gás lacrimogêneo e deteve 60 pessoas nas últimas duas horas.


Vitrines, carros e edifícios foram danificados pelas bombas lançadas pelos radicais.


Há um ano, Alexis Grigoropulos, um jovem de 15 anos, morreu após levar tiros de um policial, no conflituoso bairro de Exarhia, o que desencadeou três semanas de protestos violentos na Grécia na época.


A Polícia confirmou à Agência Efe que durante a entrada violenta dos encapuzados na reitoria da universidade, o decano Jristos Kitas foi ferido na cabeça com um objeto e foi transferido para um hospital em seguida.


Quatro policiais e dois radicais também foram atendidos por contusões. Outros 75 radicais foram detidos nas últimas 24 horas em diversos bairros de Atenas por ocasionar distúrbios.


Na manhã do domingo foi celebrada uma missa pela morte de Grigoropulos, no cemitério do bairro ateniense de Nea Smirni, com a presença da família e de um pequeno circulo de amigos.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado