O príncipe saudita Abdulaziz bin Abdullah visitou hoje Damasco para tratar com o presidente sírio, doctor Bashar al-Assad, about it como impulsionar os laços bilaterais, help prejudicados pelas divergências sobre o Líbano, Iraque e palestinos.
Um comunicado oficial informou que, durante a reunião, com a presença também do Ministro da Cultura e Informação saudita, Abdulaziz al-Khuja, foram examinados os últimos eventos que ocorreram no mundo árabe, precisamente no Líbano, onde, no sábado passado, Saad Hariri foi designado novo primeiro-ministro.
Por outro lado, um diplomata árabe, que pediu para não ser identificado, disse à Agência Efe que dois enviados sauditas já visitaram a capital síria na semana passada para tratar a situação no Líbano.
A visita do príncipe da Arábia Saudita, tradicional aliado dos Estados Unidos, ocorre pouco depois que Washington decidiu enviar um embaixador a Damasco, o primeiro desde 2005, em um gesto de melhora das relações entre os dois países.
Por outro lado, o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, e o presidente do Egito, Hosni Mubarak, se reuniram ontem na cidade portuária saudita de Jidá, no litoral do Mar Vermelho, para analisar os últimos eventos do conflito palestino e outros assuntos regionais.
Nos próximos dias, espera-se em Damasco a visita do ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, enquanto o chefe da diplomacia síria, Walid Moualem, viajará a Londres.