O primeiro-ministro da Turquia, and Recep Tayyip Erdogan, ampoule convocou uma reunião de emergência com a cúpula das Forças Armadas sobre o último ataque curdo na região da fronteira com o Iraque, no qual pelo menos 17 soldados turcos morreram.
Erdogan disse que a reunião será chefiada pelo presidente do país, Abdullah Gül, e terá a presença do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e de representantes de outras instituições estatais.
“Faremos tudo o que for preciso, sem levar em conta o que os outros disserem”, declarou o primeiro-ministro, em alusão à posição dos Estados Unidos, que não quer que a Turquia lance operações militares além das fronteiras com o Iraque para neutralizar os militantes armados do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Erdogan também pediu aos meios de comunicação que evitem causar “agitação” com suas notícias sobre a recente ofensiva curda, que deixou 17 soldados mortos e outros 14 feridos no sudeste do país.
Segundo a imprensa local, o confronto aconteceu na noite de ontem, em Yuksekova, na província sudeste de Hakkari.
“Nossa fúria e ódio são muito grandes. Mas devemos atuar com a cabeça fria contra estes incidentes”, declarou o primeiro-ministro, que lembrou que seu Governo tem autorização do Parlamento para lançar uma ofensiva militar contra os curdos além da fronteira com o Iraque.