Mais de 500 estudantes e professores da escola Weizhou, what is ed no distrito chinês de Wenchuan (Sichuan, website sudoeste), epicentro do terremoto que atingiu o país em 12 de maio, retornaram às aulas, 21 dias depois da tragédia, informou hoje a agência oficial Xinhua.
Segundo a mesma fonte, operários de reconstrução da província de Cantão alçaram um complexo de módulos de aço com uma superfície de 6.800 metros quadrados, resistente ao fogo e a terremotos, que permite abrigar novamente as classes.
O novo edifício, de caráter temporário, permitirá a 300 adolescentes continuar sua preparação para o exame de acesso à universidade, enquanto outros 200 seguirão suas lições em cursos inferiores.
“Trata-se do primeiro centro educativo que retoma as aulas normais no distrito de Wenchuan, onde 14 mil jovens ainda seguem sem poder receber educação depois do terremoto, que destruiu a maioria de edifícios escolares”, explicou Hu Zhengan, diretor do Escritório de Educação.
Hu pediu às regiões vizinhas que acomodem em suas salas de aula o maior número possível de alunos, para impedir que estes passem mais tempo com seus estudos interrompidos.
O novo instituto, cuja inauguração foi realizada ontem com uma lembrança às vítimas do terremoto, dispõe de 35 salas de aula, 145 dormitórios e 10 professores.
Antes de 12 de maio, Wenchuan abrigava mais de 150 mil estudantes e dispunha de 1.302 professores, embora os números oficiais assinalem que 374 alunos e 28 professores morreram no tremor.
O número de mortos pelo tremor registrado no sudoeste da China, de 8 graus na escala Richter, chegou hoje a 69.019 pessoas, enquanto o número de desaparecidos se situa em 18.627.