Menu
Mundo

Presidente iraniano afirma que país irá continuar programa nuclear com fins pacíficos

Em entrevista à Al Jazeera, ele apontou que o Irã não busca desenvolvimentos com fins bélicos

Redação Jornal de Brasília

23/07/2025 15h52

un diplomacy rights climate conflict summit

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, discursa na Cúpula do Futuro à margem da Assembleia Geral da ONU, na sede das Nações Unidas em Nova York, em 23 de setembro de 2024. (Foto de TIMOTHY A. CLARY / AFP)

São Paulo, 23 – O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta quarta-feira, 23, que Teerã está comprometida em continuar seu programa nuclear para fins pacíficos, após o ataque de Israel apoiado pelos EUA às instalações do país. Em entrevista à Al Jazeera, ele apontou que o Irã não busca desenvolvimentos com fins bélicos, indicando preceitos religiosos que apontariam que armas nucleares poderiam levar à destruição massiva.

“O presidente dos EUA, Donald Trump diz que o Irã não deveria ter uma arma nuclear e nós aceitamos isso porque rejeitamos armas nucleares e esta é nossa posição política, religiosa, humanitária e estratégica”, disse ele.

Além disso, sobre o conflito com os israelenses, o presidente afirmou: “Estamos totalmente preparados para qualquer novo movimento militar israelense, e nossas forças armadas estão prontas para atacar Israel novamente”. O Irã não está contando que o cessar-fogo que encerrou a guerra de 12 dias irá se manter, pontuou. “Não estamos muito otimistas com isso”, indicou Pezeshkian.

“É por isso que nos preparamos para qualquer cenário possível e qualquer resposta potencial. Israel nos prejudicou, e nós também o prejudicamos. Nos desferiu golpes poderosos, e nós o atingimos com força em suas profundezas, mas ele está escondendo suas perdas”, apontou.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado