O governante do Uruguai, recipe Tabaré Vázquez, doctor viajou hoje a Brasília para se reunir amanhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem discutirá as relações bilaterais e a situação regional, informaram fontes oficiais.
Vázquez viajou acompanhado dos ministros de Economia e Finanças, Álvaro García, e de Indústria, Energia e Mineração, Daniel Martínez.
Também faz parte da delegação o presidente da empresa estatal de combustíveis ANCAP, Raúl Sendic.
O encontro entre Vázquez e Lula será “com a agenda aberta”, disseram à Agência Efe fontes oficiais.
As fontes acrescentaram que “certamente estarão no diálogo” as relações comerciais, a crise financeira internacional e suas repercussões na região.
Lula e Tabaré Vázquez vão conversar também sobre os “atuais problemas” do Mercosul, bloco que integram junto com Argentina, Paraguai e Venezuela, em processo de adesão plena.
Comércio e energia serão dois dos “principais” temas do encontro entre os presidentes e seus ministros.
No mês passado, o presidente uruguaio ligou duas vezes para Lula para tentar destravar a venda de eletricidade brasileira ao Uruguai e negociar os problemas de seu país com as exportações ao Brasil.
As relações do Mercosul e da América Latina com o Governo dos Estados Unidos, após a posse do presidente Barack Obama, será outro dos temas do diálogo, pouco antes de Lula viajar a Washington para se reunir com o líder americano.
Os presidentes de Brasil e Uruguai vão almoçar juntos e assistirão à assinatura de acordos e de um comunicado conjunto, assinalaram fontes da Presidência uruguaia.
A delegação do Uruguai voltará a Montevidéu na noite de terça-feira.