O presidente do Haiti, René Préval, disse nesta quarta-feira que “a embaixada dos Estados Unidos não é o CEP” (Conselho Eleitoral Provisório), referindo-se a um comunicado em que os Estados Unidos apoiaram a recontagem dos votos das eleições presidenciais e legislativas do Haiti realizadas em 28 de novembro.
Em declarações à “Rádio Nacional do Haiti”, o presidente pediu calma à população diante dos incidentes ocorridos após o anúncio dos resultados das eleições de 28 de novembro, que estabelecem um segundo turno entre os candidatos presidenciais Mirlande Manigat e Jude Celestin, este último governista.
Os resultados, que devem ser confirmados em 20 de dezembro, deixam de fora da disputa eleitoral o músico Michel Martelly, que ficou em terceiro lugar.
Depois de admitir que durante as votações houve “problemas” e “fraude”, Préval qualificou de “desordens” os atos violentos registrados, que deixaram pelo menos um morto e dez feridos em Les Cayes (sul do Haiti).
Ele afirmou que “não se pode aceitar” estes fatos e pediu à Polícia Nacional do Haiti (PNH) que “faça seu trabalho” e à Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) que apoie a Polícia.