Menu
Mundo

Presidente do Conselho Europeu questiona vontade de diálogo da Rússia

Os russos realizaram exercícios nucleares no sábado, bem como os convencionais exercícios em Belarus, e tem exercícios navais em andamento

Redação Jornal de Brasília

20/02/2022 13h21

Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lançou dúvida neste domingo sobre a predisposição do governo russo para evitar um conflito armado na Ucrânia. “A grande questão permanece: o Kremlin quer diálogo? Não podemos oferecer um ramo de oliveira para sempre enquanto a Rússia realiza testes de mísseis e continua a acumular tropas”, disse Michel durante a Conferência de Segurança em Munique, na Alemanha.

Líderes ocidentais têm alertado que a Rússia estaria apenas em busca de um pretexto para atacar a Ucrânia. O Kremlin mantém um cerco com aproximadamente 150.000 soldados russos, aviões de guerra e equipamentos próximos à fronteira ucraniana. Os russos realizaram exercícios nucleares no sábado, bem como os convencionais exercícios em Belarus, e tem exercícios navais em andamento ao largo da costa do Mar Negro.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no sábado que pediu a Vladimir Putin um encontro a fim de buscar uma solução para a crise entre os dois países. A Rússia nega planos de invasão, mas o Kremlin não respondeu à oferta até domingo. Hoje, Belarus – não a Rússia – anunciou a extensão dos exercícios militares perto da fronteira com a Ucrânia. A Otan estima que haja 30 mil soldados russos em Belarus.

(Com Associated Press)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado