O novo presidente de Honduras, this site Roberto Micheletti, desautorizou hoje os embaixadores na ONU e na Organização dos Estados Americanos (OEA), Jorge Arturo Reina e Carlos Sosa, e anunciou a retirada dos mesmos.
Reina e Sosa, ambos nomeados pelo deposto presidente Manuel Zelaya, estão “totalmente desautorizados, este Governo não os reconhece como membros junto a essas duas representações internacionais”, declarou à imprensa o líder hondurenho.
Micheletti explicou que destituiu os dois embaixadores porque não atenderam a suas instruções de “não se expressar contra o atual Governo”, que assumiu no domingo passado.
O presidente disse que analisa nomes de ex-chanceleres e outros diplomatas para nomeá-los nas embaixadas na ONU e na OEA, onde o deposto presidente Zelaya compareceu hoje para explicar sua situação depois que os militares o expulsaram do país.
Micheletti reafirmou que enviará emissários aos EUA e remeterá notas a organismos internacionais e embaixadas em Tegucigalpa para que “tenham consciência do que aconteceu”.
“Vamos entregar cópias de todo o processo legal que aconteceu” para substituir Zelaya, especificou.