Menu
Mundo

Presidente da Coreia do Sul muda primeiro-ministro e seis ministérios

Arquivo Geral

03/09/2009 0h00

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, anunciou hoje uma profunda remodelação de Governo, que inclui a substituição do atual primeiro-ministro e dos responsáveis de seis pastas ministeriais.

Segundo a agência local Yonhap, o conservador Lee escolheu como novo primeiro-ministro a Chung Un-Chan, ex-reitor da Universidade de Seul.

A remodelação de Governo, a mais extensa desde que Lee Myung-bak chegou ao Governo em fevereiro de 2008, afeta aos ministérios de Economia, Trabalho, Defesa, Igualdade e Justiça, e incluirá, além disso, um novo ministro sem pasta com voz e voto nas decisões do Gabinete, que será Joo Ho-young.

O chefe da Junta do Estado-Maior, general Kim Tae-young, será o próximo ministro da Defesa e uma professora universitária, Paik Hee-young, se encarregará da pasta de Igualdade.

Choi Kyoung-hwan, parlamentar do GPN, será o novo ministro de Conhecimento e Economia enquanto o atual vice-ministro de Justiça, Lee Kwi-nam, assumirá como titular.

À frente do Ministério do Trabalho estará Yim Tae-hee, que era o responsável do comitê de políticas do partido no Governo.

Nesta segunda-feira o presidente sul-coreano já havia substituído cinco de seus nove assessores para garantir mais eficácia e reforçar as funções políticas e as relações públicas, segundo a Casa Presidencial.

Lee tinha recebido pressões dentro de seu partido para reformar seu Governo devido a queda de sua popularidade e para enfrentar o metade de seu mandato de cinco anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado