Menu
Mundo

Presidente da Comissão Europeia visita Kiev no ‘Dia da Europa’

Von der Leyen chegou à capital ucraniana de trem, procedente da Polônia, e se reunirá com o presidente Volodimir Zelensky

Redação Jornal de Brasília

09/05/2023 7h09

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou nesta terça-feira (9) a Kiev para celebrar o “Dia da Europa”, no momento em que Moscou realiza um grande desfile militar por ocasião do “Dia da Vitória”.

Von der Leyen chegou à capital ucraniana de trem, procedente da Polônia, e se reunirá com o presidente Volodimir Zelensky, com quem abordará o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE).

Pouco antes de sua chegada as sirenes antiaéreas foram acionadas em Kiev durante duas horas.

O presidente ucraniano decretou que o país celebrará em 9 de maio o “Dia da Europa”, assim como fazem os países da UE, ignorando o tradicional desfile militar do “Dia da Vitória”, uma tradição do período soviético.

“Recebo com grande satisfeito a decisão do presidente Zelensky de comemorar o Dia da Europa em 9 de maio. A Ucrânia é parte da nossa família europeia”, declarou Von der Leyen à imprensa no trem durante a viagem a Kiev.

“Minha presença hoje em Kiev, no dia 9 de maio, é atendida, mas também é sinal de uma realidade crucial e muito prática: a UE está trabalhando de mãos dadas com a Ucrânia em muitas questões”, destacou.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado