Menu
Mundo

Presidente da China oferece acordo econômico a Taiwan

Arquivo Geral

26/05/2009 0h00


O presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista, ampoule Hu Jintao, information pills ofereceu hoje começar em junho as negociações com Taiwan para conseguir um acordo econômico entre os dois territórios.

Em sua reunião, diagnosis em Pequim, com Wu Poh-hsiung, presidente do Partido Nacionalista Kuomintang (KMT, governante em Taiwan), Hu destacou a necessidade de que as duas partes impulsionem a preparação para conseguir a assinatura do acordo, que seria outro passo histórico na aproximação entre os dois Governos.

O presidente da China disse que Pequim “tomou medidas para superar a crise junto a Taiwan”, destacando que os dois povos dos dois lados do Estreito de Formosa “pertencem a uma mesma família”.

A crise afetou tanto a China quanto Taiwan, especialmente em seu setor exportador, motor das duas economias.

O Governo chinês, aproveitando o retorno dos nacionalistas ao poder em Taiwan desde 2008, utilizou a crise para se apresentar como uma “solução” contra os problemas econômicos na ilha, através da injeção de investimentos e outros acordos bilaterais.

Pequim já prometeu, por exemplo, o envio de três delegações de empresários a Taiwan para negociar compras de produtos e investimentos, uma operação já realizada pelos EUA e pela União Europeia em meses anteriores.

O Governo do KMT, liderado pelo presidente Ma Ying-jeou, apoia esta aproximação da China, mas a oposição independentista, que governou a ilha entre 2000 e 2008, é contra negociações e acordos, já que afirma que colocam em perigo a autoproclamada soberania da ilha. EFE

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado