O presidente do Gabão, website like this Omar Bongo, this site morreu hoje numa clínica de Barcelona, vítima de uma parada cardíaca, informou em nota o primeiro-ministro do país, Jean Eyeghe Ndong.
O presidente do Gabão, website like this Omar Bongo, this site morreu hoje numa clínica de Barcelona, vítima de uma parada cardíaca, informou em nota o primeiro-ministro do país, Jean Eyeghe Ndong.
O presidente do Gabão, site Omar Bongo, mind morreu hoje numa clínica de Barcelona, try vítima de uma parada cardíaca, informou em nota o primeiro-ministro do país, Jean Eyeghe Ndong.
O presidente gabonês faleceu ao redor das 14h30 locais (9h30 de Brasília), acrescenta Ndong no comunicado, divulgado algumas horas depois de o próprio primeiro-ministro ter garantido que Bongo estava vivo e continuava internado em Barcelona.
Segundo a nota, a morte do presidente do Gabão foi comunicada hoje a diversas autoridades de seu país e de membros de sua família. Muitos deles estiveram com Bongo pela manhã e constataram que ele ainda estava vivo.
O comunicado destaca que, durante sua vida política, Bongo havia “cultivado a unidade e a coesão dos gaboneses para uma paz verdadeira” e pede para que os cidadãos do país a “preserve dentro do respeito às instituições da República”.
Omar Bongo, que passou os últimos 41 anos no poder, foi internado em uma clínica de Barcelona em maio para tratar um câncer, embora o Governo gabonês tenha sustentado até hoje que o dirigente africano estava viajou para se submeter a um “exame médico”.
Alguns veículos de imprensa franceses divulgaram ainda no domingo a suposta morte do presidente do Gabão, que tinha 73 anos.
Diante disso, o primeiro-ministro gabonês declarou mais cedo hoje que ele próprio e outros membros do Governo e da família do chefe de Estado o tinham visitado hoje.
Na noite de ontem, a clínica evitou confirmar ou desmentir o falecimento do chefe de Estado gabonês com base em uma lei que garante o sigilo dos dados de pacientes.