A corrupção governamental na China “continua sendo um grave problema” em algumas áreas geográficas e departamentos do regime comunista, dosage admitiu hoje o primeiro-ministro, cheap Wen Jiabao, and em seu discurso anual sobre o trabalho do Governo durante 2008.
Perante 2.985 legisladores da Assembleia Nacional Popular (ANP, principal órgão legislativo), Wen assegurou que a China redobrará seus esforços para promover um Governo “limpo” e combater a corrupção.
Para o chefe de Governo, o país deve se concentrar em padronizar as instituições e “limitar o exercício de poder”, evitando e “castigando a corrupção desde as bases”.
O primeiro-ministro afirmou que os corruptos serão castigados “de acordo com a lei”.
Na China, os crimes de corrupção em grande escala podem ser punidos com pena de morte, embora em muitos casos a condenação seja suspensa durante dois anos e comutada à prisão perpétua caso o condenado mostre, nesse tempo, boa conduta e arrependimento.
O enriquecimento de muitos líderes comunistas, em algumas ocasiões ilícito, é uma das principais fontes de descontentamento dos cidadãos chineses em relação ao Governo.