Menu
Mundo

Premiê da Grécia pede reunião de emergência com líder da oposição

Arquivo Geral

06/11/2011 15h26

O primeiro-ministro da Grécia, Giorgos Papandreou, propôs ao presidente da República, Karolos Papoulias, que convoque uma reunião conjunta de emergência com o líder da oposição do país, Antonis Samaras, neste domingo para formar um Governo de coalizão nacional.

“Entre em contato com o Presidente grego, Karolos Papoulias, e lhe pedi que convoque a mim e a Samaras para esta noite, após a reunião do Conselho de Ministros, para explorar a possibilidade de um acordo rápido”, diz um comunicado divulgado pelo escritório de Papandreou.

Papandreou fez essas declarações ao término de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros em Atenas, que durou quase duas horas.

Na saída da reunião, os jornalistas perguntaram ao premiê se a reunião com o presidente e Samaras de fato ocorreria. Ele respondeu: “espero que ocorra. Já vamos saber”.

Papandreou entregou a seus ministros uma agenda do Governo de coalizão, que impõe como condição a votação do Orçamento Geral de 2012 antes do dia 31 de dezembro e a aprovação – com maioria reforçada de 180 cadeiras – dos acordos obtidos na cúpula de líderes europeus do dia 26 de outubro relativos ao resgate financeiro a Atenas.

O escritório de Papoulias informou que o presidente convidará Papandreou e Samaras para um encontro somente se ambos confirmarem disposição em se reunir.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado