Menu
Mundo

Premiê croata apresenta renúncia

Arquivo Geral

01/07/2009 0h00

O primeiro-ministro da Croácia, remedy o conservador Ivo Sanader, there anunciou sua renúncia, price alegando “razões pessoais”.

O político de 56 anos, à frente do Governo croata há seis anos, disse, em entrevista coletiva em Zagreb, que também deixa a Presidência da governante União Democrática Croata (HDZ).

Sua renúncia ocorre em meio a recentes tensões entre a Croácia e a Eslovênia, devido a um conflito territorial não resolvido que adiou a entrada desta ex-república iugoslava na União Europeia (UE), prevista para 2010.

“Não apresentarei nenhuma candidatura para presidente da República. Retiro-me da política ativa”, disse Sanader, de 56 anos, e acrescentou que tomou sua decisão “após uma longa reflexão”.

O primeiro-ministro confirmou que proporá como sucessora à frente do Governo e de seu partido Jadranka Kosor, atual vice-presidente do Governo e do partido.

Descartou que as razões de sua renúncia fosse doença ou a impossibilidade de enfrentar a crise econômica que o país enfrenta.

“Graças a Deus, não estou doente”, disse, acrescentando que “nunca temi desafios” como a atual recessão econômica, à qual a Croácia, segundo se mostrou convencido, “saberá encontrar solução”.

Em todo caso, explicitamente não descartou que a razão de sua renúncia estivesse relacionada com o bloqueio da Eslovênia ao avanço posterior na UE.

“Esse aspecto certamente influiu sobre minha decisão. O certo é que o projeto de integração europeia não tem futuro se for aceita a chantagem como modo de atuação dentro da UE. Certamente minha decisão está relacionada ao fato de que esse comportamento tenha sido tolerado, e espero que isso termine”, disse.

A Eslovênia bloqueia desde dezembro do ano passado o acesso da Croácia na UE, devido ao problema bilateral da fronteira ainda não definida no mar Adriático.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado