Menu
Mundo

Prefeita levanta toque de recolher norturno em Los Angeles

Esta é a primeira vez desde 1965 que um presidente americano mobiliza a Guarda Nacional contra a vontade de um governador de estado

Redação Jornal de Brasília

17/06/2025 22h24

us agents, protesters clash again in los angeles over immigration raids

Uma pessoa agita uma bandeira mexicana em frente a membros da Guarda Nacional da Califórnia que guardam o prédio do Federal Building enquanto pessoas protestam em resposta às operações federais de imigração em Los Angeles, em 9 de junho de 2025. O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou, em 9 de junho, que fuzileiros navais da ativa entrassem em Los Angeles, prometendo que aqueles que protestassem contra as prisões de imigrantes seriam “atingidos com mais força” do que nunca. Protestos em Los Angeles, lar de uma grande população latina, eclodiram em 6 de junho, desencadeados por batidas policiais de imigração que resultaram em dezenas de prisões do que as autoridades dizem ser imigrantes ilegais e membros de gangues. (Foto de Apu GOMES / AFP)

A prefeita de Los Angeles levantou nesta terça-feira o toque de recolher noturno em vigor desde a semana passada, enquanto o presidente Donald Trump luta para manter o controle das tropas que mobilizou na segunda maior metrópole americana.

Parte da cidade estava sob toque de recolher das 20h às 6h, após casos de saque e vandalismo ocorridos durante protestos contra as operações de Trump para combater a imigração.

Segundo a prefeita Karen Bass, o toque de recolher foi, “em grande medida, bem-sucedido na proteção de lojas, restaurantes, empresas e comunidades residenciais de maus atores que não se preocupam com a comunidade imigrante”. Ela ressaltou que pode voltar a decretá-lo, se necessário.

Karen e outras autoridades da Califórnia acusaram Trump de aumentar a tensão com o envio à cidade de 4 mil efetivos da Guarda Nacional do estado e 700 marines. Em audiência realizada hoje, o Departamento de Justiça argumentou que Trump precisava manter o controle das tropas da Califórnia, para garantir que os oficiais federais de imigração pudessem efetuar prisões sem ameaças do público.

Autoridades da Califórnia afirmam que o uso da força militar por Trump causou uma escalada nos protestos em Los Angeles, que as forças de ordem locais poderiam ter controlado.

Esta é a primeira vez desde 1965 que um presidente americano mobiliza a Guarda Nacional contra a vontade de um governador de estado.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado