Menu
Mundo

Praça de NY proíbe acampamento de manifestantes em Wall Street

Arquivo Geral

13/10/2011 18h13

Os manifestantes de Wall Street não poderão continuar acampados a partir desta sexta-feira (14) na praça Zuccotti, onde estão instalados há quase um mês, por ordem dos proprietários da praça, que comunicaram nesta quinta-feira novas diretrizes aos manifestantes no local.

A empresa Brookfield Properties, proprietária da praça, informou aos manifestantes que, a partir de sexta-feira, não poderão voltar a montar barracas ou outras estruturas, nem instalar lonas ou sacos de dormir, medidas que levaram ao movimento Occupy Wall Street a convocar uma concentração “pacífica” para sexta-feira.

A companhia dona da praça, que diz “respeitar o direito à liberdade expressão, de assembleia e a protestar de forma pacífica” dos manifestantes, reiteraram sua preocupação com as condições insalubres na área após quase um mês de camping, e anunciou que nesta sexta-feira iniciará a limpeza do local.

Uma vez concluída a limpeza, os manifestantes também não poderão andar de bicicleta ou skate, nem deixar pertences no chão, segundo as novas normas estabelecidas pela Brookfield Properties, que até agora havia permitido o acampamento dos manifestantes.

Após saber sobre as novas diretrizes, os responsáveis do movimento Occupy Wall Street (Ocupe Wall Street) fizeram um apelo aos seguidores para que se concentrem na sexta-feira a partir das 6h local (7h de Brasília) para “defender” seu acampamento “de forma pacífica”.

“O movimento está ganhando força e agora usam a limpeza como pretexto para fechar ‘Bloombergville’ e, de quebra, acabar com as ocupações pacíficas que estão se estendendo a outras cidades do país”, diz o site do movimento, que se comprometeu a manter limpa a praça Zuccotti.

As novas normas foram anunciadas menos de 24 horas depois de o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, se deslocar ao sul da cidade para comunicar pessoalmente aos manifestantes que será feita uma limpeza no local nesta sexta-feira.

O chefe da Polícia de Nova York, Raymond Kelly, confirmou nesta quinta-feira que as tarefas de limpeza começarão na sexta-feira a partir das 7h local (8h de Brasília).

Desde que começaram os protestos há quase um mês, mais de 700 pessoas foram detidas pela Polícia, processada na Justiça por um grupo de manifestantes pela acusação de reprimir seus direitos constitucionais ao não permiti-los seguir com seus protestos.

O movimento Occupy Wall Street está acampado desde 17 de setembro no distrito financeiro de Nova York para contestar a crise econômica e os abusos do setor bancário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado