A Portugal Telecom anunciou hoje a compra da empresa brasileira de tecnologia GPTI, o que vai permitir o aumento da participação no mercado nacional, onde já controla, junto à espanhola Telefonica, a operadora móvel Vivo.
A companhia não revelou os valores envolvidos na negociação, mas informou que a operação vai ser realizada através da fusão da GPTI com a Dedic, uma filial brasileira do grupo luso.
A compra, que ainda precisa ser autorizada pela Justiça brasileira, faz parte da estratégia da empresa portuguesa de “consolidar e reforçar a presença no Brasil e investir em ativos que possam acrescentar valor e complementar os negócios atuais”, ressaltou a empresa.
A Portugal Telecom, líder do mercado em seu país, explicou que a operação vai envolver 100% do capital da GPTI, que tem uma dívida de R$ 80 milhões.
Segundo os portugueses, a empresa brasileira conta com uma posição “sólida” no setor de tecnologia, após 19 anos de experiência no mercado de serviços de sistemas e comunicações no país.
Sua receita em 2009 chegou a R$ 140 milhões, e 75% de sua clientela é de contratos renovados com antigos clientes.
A imprensa portuguesa destaca que a aquisição vai fazer com que a Portugal Telecom se situe entre as principais empresas do setor das tecnologias de comunicação no Brasil.