Menu
Mundo

Porta-voz dos EUA diz que acolhe ‘análises independentes’ sobre tentativa de golpe na Bolívia

O ex-presidente Evo Morales está acusando o presidente Luis Arce de “encenar um autogolpe para ganhar popularidade”

Redação Jornal de Brasília

01/07/2024 23h34

eua

(Photo by AIZAR RALDES / AFP)

São Paulo, 01 – O porta-voz adjunto principal do Departamento de Estado americano, Vedant Patel, afirmou nesta segunda, 1º, que o país compreende e tomou nota do número de pontos de vista que surgiram nos últimos dias sobre a tentativa de golpe na Bolívia, e acolhe com “satisfação análises independentes dos acontecimentos de 26 de junho”. As declarações foram feitas em coletiva de imprensa após uma pergunta sobre os relatos de que o ex-presidente Evo Morales está acusando o presidente Luis Arce de “encenar um autogolpe para ganhar popularidade”.

“Continuamos monitorando a situação na Bolívia, como imagino que muitos na comunidade internacional estejam fazendo. O que quero dizer em termos gerais é que estes acontecimentos na Bolívia deixam claro que a democracia continua frágil em algumas partes do nosso hemisfério, e que os Estados Unidos pretendem trabalhar em conjunto, em conformidade com a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Carta Democrática Interamericana, para proteger as instituições democráticas dos nossos países e de outros países”, afirmou.

Morales acusou neste domingo, 30, o atual presidente da Bolívia, Luis Arce, de enganar o povo e orquestrar um “autogolpe” esta semana para ganhar apoio político em meio a disputas dentro da ala governista, como preparação para as próximas eleições. “Lucho Luis Arce desrespeitou a verdade, nos enganou, mentiu, não apenas ao povo boliviano, mas ao mundo inteiro, disse Morales em seu programa dominical transmitido pela rádio Kausachun Coca.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado