Menu
Mundo

Polônia e EUA assinam acordo para instalação de escudo antimísseis

Arquivo Geral

20/08/2008 0h00

A secretária de Estado americana, for sale Condoleezza Rice, what is ed e o ministro de Assuntos Exteriores polonês, prescription Radoslaw Sikorski, assinaram hoje o acordo que permitirá aos Estados Unidos instalar seu escudo antimísseis na Polônia, o que conta com a ferrenha oposição da Rússia, que considera o sistema de defesa uma ameaça.


“A partir de agora, os Estados Unidos e a Polônia terão certeza”, disse o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, após a assinatura do documento.


“Desta forma, completamos as negociações, que foram duras, mas sempre amistosas, porque somos amigos”, acrescentou Tusk.


Após 18 meses de conversas, Washington recebe ao fim o sinal verde para posicionar em território polonês dez bases de mísseis interceptores, com o objetivo de evitar possíveis ataques balísticos provenientes do Irã, disse recentemente, em Washington, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.


Esta espécie de escudo virtual de alta tecnologia, que deve estar em operações a partir de 2012, estará unido a um potente radar que será instalado na República Tcheca, país com o qual a Administração Bush assinou um acordo em 8 de julho.


O texto assinado por Sikorski e Rice garante a segurança da Polônia, afirmou o Executivo polonês nos últimos dias, já que obriga os EUA a defender o território polonês caso ocorra um ataque de outros Estados.


Além disso, o acordo inclui a ajuda militar solicitada pela Polônia e representará a instalação estável em seu território de mísseis de médio alcance tipo Patriot, uma das principais exigências da parte polonesa.


Enquanto isso, o Kremlin mantém um discurso duro contra este projeto de Washington, que a Rússia considera uma ameaça direta contra seus interesses, apesar de Rice ter reiterado hoje que o escudo é meramente defensivo, e não será apontado para nenhum país.


 


 


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado